A Vale recebeu, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a Licença de Instalação (LI) para retorno e ampliação das operações em Serra Leste, em Curionópolis, sul do Pará. Os trabalhos haviam sido paralisados desde janeiro de 2019, depois de ter atingido o limite da área até então licenciada para a extração do minério de ferro. Nas próximas semanas, serão realizadas manutenções para a retomada segura das operações ainda em dezembro.
Serra Leste, com capacidade de produção de 6 milhões de toneladas por ano (mtpa) de minério, tem expectativa de produção de cerca de 4-5 mtpa em 2021, atingindo a plena capacidade em 2022, seguindo o escalonamento programado das atividades de retomada. O projeto de expansão, que consiste na adaptação e repotencialização da usina existente, permitirá a ampliação da capacidade para 10 mtpa, com início previsto para o 1º semestre de 2023.
O retorno de Serra Leste é mais um passo na estabilização de produção de minério de ferro e no caminho para o retorno da capacidade produtiva de 400 mtpa. A vida útil da mina é de, aproximadamente, 11 anos ao todo. Mais de mil empregos são mantidos com a operação, que gera impostos ao Estado e ao município de Curionópolis.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Vale)