Todos os candidatos que se inscreverem nos concursos públicos das polícias Civil e Militar do Pará devem emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE), para efetuar o pagamento. O alerta é da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad). O DAE deve ser pago na rede arrecadadora estadual, composta pelos bancos do Estado do Pará (Banpará), Bradesco, Banco da Amazônia (Basa), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú, além das lotéricas.
A segurança pública do Pará está com 3.493 vagas abertas, ofertadas em concursos. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 13 de novembro. São 2.045 vagas para a Polícia Militar e 1.088 para a Polícia Civil. Os processos são conduzidos pelas empresas Instituto AOCP e Instituto Iades.
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Para a PM, serão ofertadas 2.405 vagas, sendo 2.310 para praças e 95 para oficiais. As inscrições já estão abertas. As provas estão previstas para iniciar no dia 28 de fevereiro de 2021.
Já na Polícia Civil, estão sendo ofertadas 1.088 vagas, com 265 para o cargo de delegado, 252 para escrivão, 506 para investigador e 65 vagas para papiloscopista. As inscrições iniciam em 7 de dezembro de 2020 e as provas estão previstas para iniciar em 21 de março de 2021.
As provas serão realizadas em Belém, Altamira, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.
Confira o cronograma detalhado
Polícia Militar
Oficial
– Inscrições: 30/11/2020 a 10/01/2021
– Prova objetiva e discursiva: 28/02/2021
Praças
– Inscrições: 06/12/2020 a 10/01/2021
– Prova objetiva sexo feminino: 07/03/2021
– Prova objetiva sexo masculino: 14/03/2021
Polícia Civil
Delegado
– Inscrições: 07/12/2020 a 04/02/2021
– Prova objetiva e peça processual : 21/03/2021
Escrivão, investigador e papiloscopista
– Inscrições: 07/12/2020 a 04/02/2021
– Prova objetiva e discursiva: 28/03/2021
(Da Redação Fato Regional, com informações da Seplad)