A nadadora paraense Estephany Solano, de 17 anos, é a vice-campeã feminina da Travessia Renaldo Malta, realizada pela Federação Aquática do Estado de Alagoas (Faeal). O evento foi neste domingo (20), na praia de Pajuçara, em Maceió. A atleta, apoiada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), também ganhou três medalhas de ouro e uma de prata no Festival e Copa Norte e Nordeste de Natação.
“Eu me esforcei bastante. Treinei muito e melhorei meu tempo, batendo o recorde da competição na prova dos 50 metros borboleta com 20 segundos e na de 100 metros borboleta com 1 minuto e 7 segundos. Com relação a travessia, foi minha primeira competição em mar e, até para minha surpresa, fiquei na segunda colocação feminina e trouxe o troféu do vice-campeonato para o Pará”, declarou Estephany.
A Travessia Renaldo Malta, de 1,5 km, contou com 116 competidores dos estados do Tocantins, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Amapá, Piauí, amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba.
“Na travessia, participaram 87 nadadores e 29 nadadoras. Estephany chegou em segundo geral entre as meninas e entre homens e mulheres, foi a nona a concluir a prova. Completou os 1500 metros em 20 minutos. Estamos muito satisfeitos com o resultado e esperamos repetir os feitos em 2021”, ressaltou o treinador José Fernando Pinheiro da Silva Junior.
Na sexta-feira (18) e sábado (19), no ginásio do Sesi, a atleta conquistou a medalha de ouro na prova dos 50 metros nado borboleta, de ouro nos 100 metros nado borboleta, de ouro nos 50 metros nado livre e a medalha de prata na prova de 100 metros nado livre.
“Toda a natação paraense está de parabéns, pelo excelente desempenho que teve a atleta Estephany Solano. E que em 2021 possamos estar apoiando mais nadadores para trazer muito mais medalhas para o nosso estado”, enfatizou Erivelto Pastana, diretor técnico de Esporte da Seel.
A atleta tem como principais conquistas ser a campeã paraense do 1° e 2° semestre de 2019; vice-campeã brasileira na categoria juvenil no Troféu Carlos Campos Sobrinho (Vitória-ES); campeã juvenil Copa-Norte (Manaus-AM); campeã Norte-Nordeste categoria juvenil no Troféu Walter Figueiredo Silva (Salvador-BA); 4ª colocada na Copa-do-Pacífico (Lima-Peru), pela seleção brasileira; e 4 ª colocada nos Jogos Escolares – Jebs (Blumenau- SC), além de ser ganhadora do troféu Rômulo Maiorana categoria Desporto Aquático.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Seel)