Outra cepa — sim, outra, diferente — do coronavírus sars-cov-2, causador da pandemia de covid-19, foi encontrada no Reino Unido. O anúncio oficial foi feito pelo ministro da Saúde britânico, Matt Hancock. Depois da recente e perigosa B.1.1.7, cerca de 70% mais transmissível, agora surge uma variante, chamada de 501.V2.
Hancock aponta que a nova cepa pode ter vindo da África do Sul. Pelas análises preliminar do segundo país do mundo a iniciar uma campanha ampla de imunização contra covid-19, o sars-cov-2 501.V2 é ainda mais perigoso. Por isso, o país está isolando as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a nova cepa por 15 dias.
O Governo da África do Sul aponta que essa nova variante pode ser responsável pela nova onda de casos de covid-19 no país, que agora tem 921.922 casos registrados e 24.691 mortos. A letalidade da nova mutação do coronavírus sars-cov-2 ainda está sendo estudada.
A eficiência das vacinas já existentes e em uso estão sob análise. Porém, os laboratórios se mostram confiantes que sim.
(Da Redação Fato Regional)