O senador Márcio Bittar (MDB-AC) afirmou que o “Brasil deve proteger seus interesses” e não se preocupar com as declarações do presidente da França, Emmanuel Macron, sobre boicotar a soja brasileira por conta de desmatamento na Amazônia. Para ele, o Brasil é “exemplo de política ambiental” e quem diz o contrário quer, na verdade, “encobrir a incapacidade de competir com o campo brasileiro”.
Nesta semana, Macron, afirmou que “continuar dependendo da soja brasileira é endossar o desmatamento da Amazônia”. “Quando importamos a soja produzida a um ritmo rápido, a partir da floresta destruída no Brasil, nós não somos coerentes. (….) Nós precisamos da soja brasileira para viver? Então nós vamos produzir soja europeia ou equivalente”, completou.
Desde 2019 o presidente francês critica a política ambiental brasileira e isso apenas piorou a relação entre Brasil e França, que já vinha sendo ruim devido às declarações ofensivas de membros do governo Bolsonaro ao governo francês. Mais especificamente, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido) ofendeu a esposa de Macron, Brigite Macron.
Quando as queimadas na Amazônia se tornaram tema do noticiário internacional, o Governo Federal se viu sendo excluído dos debates climáticos. A União Europeia negocia um acordo comercial com o Mercosul.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Senado)