Com vagas já abertas, a Secretaria Municipal de Agricultura de Tucumã aguarda inscrições para dez cursos de capacitação que vão desde artesanato a produções agrícolas. As primeiras turmas já iniciam em fevereiro. Os participantes receberão certificado expedido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que realiza essas formações em parceria também com o Sindicato dos Produtores Rurais de Tucumã e Ourilândia.
As vagas ofertadas são nos cursos de costura, pintura em tecido, EVA, confeitaria, doce de leite em pó, salgados e produtos de limpeza. Além desses, interessados podem se inscrever nos cursos de tratorista, inseminação e apicultura.
Segundo o secretário de Agricultura, Laudi Witeck, esse é um primeiro passo para cumprir com a proposta do prefeito, Dr. Celso Lopes (PSDB), de gerar emprego e renda no município, com incentivo direto na agricultura, economicamente forte na região. “Oportunidades como esta vêm também para melhorar a qualidade de alimentação e vida da população”, destacou.
Com a apicultura, por exemplo, o curso vai ensinar os participantes no manejo das abelhas com ferrão, o que confere uma produtividade diferenciada na produção do mel devido à vitalidade da espécie. “Queremos fortalecer outros Arranjos Produtivos Locais (APL) afim de otimizar a produção agrícola do município”, disse o secretário.
(Fonte: Assessoria de Comunicação de Tucumã, com edição da Redação Fato Regional)