Um grupo de advogados do município de São Félix do Xingu, no sul do Pará, fez uma manifestação pacífica para pedir um juiz titular para a comarca. O ato foi na manhã desta sexta-feira (22). O ato teve apoio da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA), da subseção de Tucumã.
Há estimativas de um passivo de 10 mil processos pendentes na comarca de São Félix do Xingu. Já há registro de causas que perdem o objeto pelo tempo excessivo para a apreciação. Porém, um juiz não trabalha sozinho.
Atualmente, apenas um juiz responde, mas de forma itinerante. O que pedem os advogados da região, que estão esgotados com os trabalhos que não têm encaminhamento no tempo regular, é que haja um magistrado lotado em São Félix do Xingu, dando expediente normal, de segunda a sexta. E servidores técnicos qualificados para trabalhar no Fórum da cidade.
Em nota, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) informou que a “…Comarca de São Felix do Xingu está sendo atendida normalmente pelo juiz de Tucumã, Pedro Enrico de Oliveira, enquanto carências pontuais estão sendo normalizadas com a movimentação de juízes na sequência da posse de 30 dos quase 100 novos juízes concursados nas últimas semanas”.
(Da Redação Fato Regional)