Um idoso de 78 anos conseguiu voltar a enxergar após dez anos. Jamal Furani se tornou a primeira pessoa no mundo a receber um transplante de córneas artificiais bem-sucedido. O implante é considerado relativamente simples e a expectativa é de que o paciente consiga novamente enxergar depois de horas em recuperação
Furani faz parte de pesquisas clínicas realizadas pela startup israelense CorNet Vision, que criou um tipo de córnea sintética que se biointegra ao olho humano. Depois da cirurgia, o paciente foi capaz de um dia depois reconhecer os familiares. Ele também conseguiu ler textos.
A cirurgia é indicada apenas em casos de córneas deformadas, com cicatrizes ou opacificadas. O dispositivo tem uma lente projetada para se integrar com o tecido ocular usando nanofibra não degradável sintética, que é colocada sob a conjuntiva.
A expectativa da CorNet Vision é tornar o procedimento acessível ao redor do mundo a fim de acabar com uma fila de pacientes na espera de doadores. A empresa, entretanto, ainda não deu uma data para a produção em grande escala do dispositivo.
Além do Furani, ainda existem outros na fila de espera para receber as córneas artificiais durante os experimentos clínicos do dispositivo em humanos.
Com informações da CNN