A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugeriu, em atualização publicada nesta terça-feira (26), que pacientes com covid-19 que estejam em casa monitorem os níveis de oxigênio com um oxímetro. O objeto é semelhante a um pregador de roupas que é colocado em um dos dedos da mão. O uso deve ter acompanhamento médico.
O oxímetro tem a função de medir o nível de oxigênio no sangue, que costuma cair em pacientes que desenvolvem casos mais graves da covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. O resultado no visor do oxímetro vem com uma porcentagem que varia entre 0% e 100%.
O nível normal de saturação de oxigênio no sangue, apontam médicos, é entre 95% e 100%. Mudanças devem ser monitoradas e informadas conforme a indicação do médico que acompanha o paciente.
A entidade também sugeriu que pacientes que estejam internados recebam doses baixas de anticoagulantes de forma preventiva, para evitar trombose. O uso é indicado apenas para os que estejam hospitalizados e em casos mais específicos.
Outra sugestão, também para pacientes hospitalizados, é mantê-los deitados de bruços (pronados), para melhorar o fluxo de oxigênio.
(Fonte: G1, com edição da Redação Fato Regional)