O presidente Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto para a disputa presidencial de 2022, com apoio de mais de um terço da população, segundo pesquisa Atlas divulgada nesta quarta-feira. Mesmo depois de registrar queda de sua popularidade, com o aumento da desaprovação ao governo, ele tem 34,5% das intenções de voto.
Em segundo lugar aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 22,3%. Nesse cenário, com a presença do petista, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro (sem partido) tem 11,3% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Ciro Gomes (PDT), que tem 8,8%.
Em disputa política com Bolsonaro em torno da vacina contra covid-19, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), registra 3,6% das intenções de voto, situação semelhante à do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), apontado por 3,4% dos entrevistados.
O apresentador Luciano Huck (sem partido) registra 1,9% das intenções e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), 1,4%. Dos entrevistados, 5,5% não souberam responder em quem poderão votar em 2022 ou declararam voto em branco ou nulo.
No cenário sem Lula, Bolsonaro permanece na liderança, com 34,4%. Na sequência, estão embolados o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), com 13,4%; Ciro Gomes, com 11,6%; e Sergio Moro, com o mesmo percentual, 11,6%. Mandetta tem 4,8% e Doria, 4,3%. Os entrevistados que não souberam responder, ou que pretendem anular ou votar em branco somam 6,1%.
A pesquisa Atlas foi realizada com 3.073 pessoas, por recrutamento on-line, entre os dias 20 e 24 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento tem nível de confiança de 95%.
Com informações do Valor Econômico