segunda-feira, 25 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Enem digital tem 68% de abstenção

Novo formato do exame, aplicado em computador, deverá virar o padrão para todos os candidatos em 5 anos. Inep disse que 'processo inédito está sujeito a obstáculos'.
Aplicativo de celular do ENEM/2019. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.
A primeira experiência de um Enem digital, que tem prazo de 5 anos para atingir 100% dos estudantes, teve menos de 30 mil participantes e problemas técnicos que deixaram candidatos sem prova em alguns locais. A abstenção foi de 68% entre os 96 mil candidatos confirmados.
O Enem digital registrou problemas como:
• Uma espera de 2 horas para o início da prova para candidatos de Belo Horizonte. Um dos alunos deixou o exame porque disse que começou a passar mal;
• Estudantes foram dispensados após erro no sistema em Taguatinga, no Distrito Federal;
• No Tocantins, dificuldades técnicas foram registradas e alunos foram mandados para casa;
• No Amapá, o único local do exame no estado teve problemas no prédio e foi interditado.
“Tivemos alguns problemas, mas todo processo inédito está sujeito a obstáculos”, disse o presidente da autarquia, Alexandre Lopes. Sobre o alto número de abstenções, declarou que é “em função da pandemia”. O segundo dia de provas da edição digital acontecerá no próximo domingo, 07.
De acordo com o G1, especialistas em educação afirmam que obstáculos precisarão ser superados para que o Enem digital seja aplicado para os mais de 5,5 milhões de estudantes que fazem a versão impressa. O Inep afirmou que o objetivo é tornar o Enem 100% digital até 2026.
As provas da versão digital já foram divulgadas no site do Inep. O tema da redação foi desigualdade social entre regiões brasileiras.
Com informações do G1