No primeiro dia de retorno às aulas não presenciais da rede estadual de educação, conforme decreto nº 800/2020, as escolas públicas deram início às aulas e boas-vindas por meio de plataformas digitais para os alunos matriculados na rede. A medida segue os protocolos de biossegurança e prevenção à covid-19. Cada escola, em cada município, tem uma realidade específica de atividades e as famílias devem ficar atentas para garantir que os estudantes cumpram as atividades de forma correta.
Como o cenário epidemiológico no Estado encontra-se com bandeiramentos diferenciados — todo o estado está em risco laranja e a região oeste está em risco preto —, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está em continuidade com o movimento Todos Em Casa Pela Educação, para assegurar o processo de ensino-aprendizagem dos mais de 670 mil estudantes.
Outras Unidades Regionais de Educação (Ure) e Unidade Seduc na Escola (Use) também fizeram aulas não presenciais e encontros virtuais de boas-vindas com os estudantes, além de explicar como funciona o planejamento pedagógico na situação atual.
No movimento Todos Em Casa Pela Educação, os estudantes da rede estadual podem ter acesso aos conteúdos pedagógicos, de forma remota, com videoaulas transmitidas pela TV Cultura, áudios educativos por meio do Seducast, conteúdos de aprendizagens pelo Para Casa, cadernos de atividades estruturantes e compêndios entregues nas escolas, além da plataforma Enem Pará.
(Fonte: Agência Pará, com edição da Redação Fato Regional)