Uma das metas da atual gestão da Prefeitura de Ourilândia de Norte é o resgate da dignidade dos povos indígenas da região. Nesta quinta-feira (4), o prefeito Dr. Júlio César (Avante), o vice-prefeito Alessandro Machado (Avante) e o chefe de gabinete Marcos Dairel visitaram duas aldeias: a Kokuedjam e a Juary, ambas da etnia Kayapó.
Caciques das duas aldeias foram ouvidos e as demandas prioritárias foram recebidas. Esse é o começo de um ciclo de visitações às aldeias, para restabelecer o contato entre o povo Kayapó e o poder público municipal. Essa era uma promessa de campanha do prefeito Dr. Júlio e Alessandro. Ourilândia possui um total de 26 aldeias, todas da mesma etnia.
LEIA TAMBÉM, EM FATO REGIONAL:
Prefeitura de Ourilândia, Funai e Vale inauguram casa de apoio indígena
“Estamos retornando às aldeias visitadas na época da campanha para firmar, mais uma vez, o compromisso assumido de quebrar as barreiras que separam os povos indígenas do homem branco. Fizemos um compromisso de construir uma casa na cidade de Ourilândia para acomodá-los. Cumprimos. Prometi reformar as escolas e dar educação de qualidade. Vou cumprir. Vamos sim construir as escolas, renovar as casas de apoio e dar aos indígenas infraestrutura, saúde e educação. O mesmo que damos aos brancos, daremos aos indígenas. Nesta gestão, Alessandro e eu vamos valorizar os povos indígenas. Quero agradecer a recepção nas aldeias, garantindo que vou cumprir tudo o que garanti a vocês”, declarou Dr. Júlio.
Foi um dia inteiro de visitas às aldeias, que ficam na região do Campinho, distrito de Ourilândia do Norte e a cerca de 100 quilômetros da sede da cidade. O cacique Miquinhos Kayapó, da aldeia Juary, teve a fala traduzida pelo filho. “Ele agradece ao Dr. Júlio e a todos porque, como prometido na campanha, ele retorna para visitar as aldeias. A Juary foi uma das primeiras que ele visitou e estamos juntos para fortalecer o trabalho”, comentou a liderança da aldeia.
O cacique Takakngy Batista Kayapó, líder da aldeia Kokuedjam, também ficou grato ao receber Dr. Júlio e Alessandro novamente. “Eles vieram ver nossas demandas e dificuldades e se comprometeram a resolver, trazendo escola de qualidade, posto de saúde de qualidade, estradas e todo o resto que precisamos”, disse.
(Da Redação Fato Regional)