Três agentes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) da Polícia Militar do Pará foram presos, em Ourilândia do Norte, sudeste do Estado. Eles foram capturados, em flagrante, por roubo de uma porção de cerca de quase 400 gramas de ouro. O produto foi levado de dois homens abordados na rodovia PA-279. Os militares ainda aceitaram suborno para “liberar” uma situação de documentação veicular atrasada.
Após terem sido vítimas de uma abordagem que passou da rotina de segurança pública para crime funcional, os dois homens que estava no veículo abordado — que estava com documentação atrasada — procuraram o quartel do 36º BPM para denunciar o caso. Além de darem cerca de R$ 200, entregaram o ouro.
A Corregedoria do Comando de Policiamento Regional XIII foi acionada pelo subcomandante do 36º Batalhão de Polícia, major Juniel, na noite desta quarta-feira (17). Foi exigido que a equipe da viatura 7623 — um segundo sargento, um terceiro sargento e um cabo — se apresentasse.
Questionados, os militares reconheceram os crimes e apresentaram o dinheiro e o ouro. As vítimas reconheceram os policiais, que receberam voz de prisão. Os agentes do BPRV ficaram custodiados nas dependências do alojamento no quartel do 36° BPM até audiência de custodia e transferência ao Centro de Recuperação Especial Coronel Anastácio das Neves (Crecan).
A Redação do Fato Regional aguarda um posicionamento da Polícia Militar do Pará sobre o caso. A Promotoria de Justiça de Militar ainda não havia sido comunicada sobre o fato na noite desta quinta-feira, mas houve a confirmação de que um Inquérito Policial Militar (IPM) será instaurado para averiguar o caso adequadamente.
(Da Redação Fato Regional)