Para reforçar o combate à Covid-19 na Região de Integração Xingu, o Governo do Pará vai abrir mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional da Transamazônica, localizado no município de Altamira, sudoeste do estado. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho durante agenda de trabalho em Altamira, no início da noite de ontem (11).
“Neste momento se fazem necessárias ações mais amplas, que possam garantir o atendimento. Nós já estamos fazendo o deslocamento de pacientes, que precisam de leitos de UTI, para o Hospital Regional do Tapajós, trabalho iniciado hoje. Já foi autorizada a ampliação de mais 20 leitos de UTI no Hospital Regional da Transamazônica, exclusivos para Covid-19. Portanto, com isso nós vamos duplicar o número de leitos e garantir que se oferte mais vagas para os nove municípios que dependem do Hospital Regional”, destacou Helder Barbalho.
As medidas adotadas na região, frisou o governador, visam evitar restrições maiores, como lockdown. Ao apelar à população de Altamira, ele enfatizou “que as pessoas usem máscaras, o álcool em gel e que não possam ficar aglomeradas”.
Já nesta sexta-feira (12), anunciou o chefe do Executivo, a região do Xingu, que reúne 10 municípios, vai receber mais doses de vacinas, assim que forem enviadas ao Estado pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o médico Daniel Teixeira, responsável pela ala de Covid-19 no Hospital Santo Agostinho, com a abertura de novos leitos pelo governo do Estado o objetivo é amenizar o fluxo de pacientes internados em outros hospitais da região. “Os pacientes são regulados e chegam aqui para fazer o término de tratamento para baixas e médias complexidades. Isso foi importante porque acaba desafogando o Hospital Municipal da cidade e o Hospital Regional”, frisou o diretor, ressaltando que atualmente 15 leitos estão ocupados por pacientes com a Covid-19.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Pará)