domingo, 19 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Prefeitura de Tucumã decreta situação de emergência devido às fortes chuvas

Decreto só saiu após parecer técnico da Defesa Civil do Estado, que vistoriou pontos prejudicados pelas chuvas
Rompimento de pontes, bueiros e lamaçal nas estradas são alguns dos estragos dos últimos dias de temporais (Foto: Paulo Francis / Ascom PMT / Arquivo)

Dr. Celso Lopes (PSDB), prefeito de Tucumã, decretou situação de emergência no município. Devido às fortes chuvas, vários estragos têm sido registrados nas zonas rural e urbana da cidade do sul do Pará.

Desde o dia 8 deste mês, data da  publicação, Tucumã tem tido rompimento de bueiros, pontes danificadas e estradas vicinais transformadas em lama pela quantidade das chuvas e força da correnteza.

Mesmo com a situação crítica, a Secretaria de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Tucumã tem trabalhado no restabelecimento do trânsito das estradas vicinais, para não prejudicar a mobilidade da população.

 

Obras seguem para evitar que a população fique sem mobilidade (Foto: Paulo Francis / Ascom PMT)

 

Na prática, o decreto de Situação de Emergência demonstra aos governos estadual e federal que o município de Tucumã não possui recursos e nem estrutura operacional para recuperar estradas, bueiros e pontes. Logo, as obras precisam de apoio financeiro.

“Essas estradas recuperadas potencializam a produção agropecuária, agrícola e mineral do município, por ser ponto de entrada e saída de produtos originados nas zonas rurais, tanto de Tucumã como de São Félix do Xingu”, destacou Edgar Vanin, secretário de Obras e Infraestrutura.


O decreto de Situação de Emergência foi emitido com base nos relatórios da Defesa Civil do Estado no município, elaborado a partir da visita dos técnicos nos locais atingidos pelas chuvas.

(Da Redação Fato Regional, com informações da Ascom PMT)