O govenador Helder Barbalho (MDB), ao lado dos prefeitos de Belém e de quatro municípios da região metropolitana, prorrogou o lockdown por mais uma semana. Deveria encerrar neste dia 22 e agora será até dia 29 de março. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (19), em pronunciamento. E ainda, foi anunciado uma proteção pioneira aos servidores públicos: o Pará será o primeiro estado brasileiro a vacinar profissionais de segurança pública que estão na linha de frente de enfrentamento da pandemia de covid-19.
ASSISTA AO PRONUNCIAMENTO COMPLETO:
Por enquanto, o lockdown permanece apenas onde foi aplicado: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Abaetetuba, Santo Antônio do Tauá e Ponta de Pedras. Parauapebas deve entrar em lockdown no domingo (21). “Diversos municípios, por compreender a gravidade do cenário, estão adotando suas medidas próprias”, observou Helder, que com exceção da RMB, manteve o bandeiramento vermelho (risco altíssimo de covid-19) nas demais regiões do estado.
“Estamos num esforço do convencimento das pessoas. Cada uma deve dar sua cota de contribuição. O ideal é lockdown dar 70% de isolamento social numa cidade. Mas os dados mostram que chegam a 49% em Belém e 43,45% no Pará. Muito aquém do que determina a ciência. Esse gesto salva a sua vida e a vida do próximo. Então prorrogaremos por mais sete dias, totalizando 14 dias, o ciclo de vida do vírus”, comentou Helder.
Na região em lockdown, haverá reforço na vacinação, com a meta de chegar a 63 anos. Alguns municípios já chegam a aplicar a primeira dose a pessoas com 66 anos nos próximos dias. Entre abril e julho, as 3 milhões de doses da Sputinik V, compradas pelo Governo do Pará, deverão ser entregues. Mais de 50 países estão aplicando esse imunizante, com mais de 91% de eficácia.
“Nossa gratidão a cada cidadão que tem feito sua cota de colaboração. Estamos trabalhando para salvar a vida das pessoas e vencer esta pandemia. Com essas medidas, nós haveremos de vencer esta guerra”, concluiu o governador.
(Victor Furtado, da Redação Fato Regional)