A água, junto ao uso do sabão, é um dos principais recursos na prevenção da doença, como explicam os especialistas do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém.
“O coronavírus é um microrganismo e a principal via de transmissão em é o contato com as mãos. A higienização das mãos passa a ser uma das principais medidas de prevenção da Covid-19”, explica Sheila Oliveira, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Para ressaltar a sua importância como alimento e uma das armas contra o novo coronavírus, no Dia Mundial da Água, lembrando nesta segunda-feira, 22, o Comitê de Sustentabilidade do HRBA traz dicas para a população sobre o uso consciente e inteligente da água.
Para Karen Cardoso, presidente do Comitê de Sustentabilidade do Regional do Baixo Amazonas, é importante seguir as orientações dos órgãos de saúde, “mas é importante estarmos atentos ao desperdício de água que pode ser evitado com atitudes simples”.
Com as mudanças na rotina causadas pela pandemia, e com mais pessoas em casa, é necessário estar atento a alguns hábitos domiciliares conscientes.
Dicas de Uso Inteligente da Água
– Lave as compras do supermercado com água e sabão de uma vez, ao invés de item a item;
– Ensaboe as mãos com a torneira desligada, ligue apenas quando for enxaguar;
– Separe um único dia na semana para a limpeza da casa;
– Reserve um dia para lavar as roupas, junte as peças e lave de uma só vez;
– Use a água despejada pela máquina de lavar roupa, para lavar calçadas e garagens;
– Cronometre o tempo gasto no chuveiro durante banho;
– Cheque se as torneiras estão vazando;
– Mantenha as torneiras fechadas ao escovar os dentes;
– Lave o carro/moto com baldes, evite o uso de mangueiras.
(Fonte: Pró-Saúde, com edição da Redação Fato Regional)