Após decretar lockdown por sete dias em Parauapebas, cidade do sudeste paraense, com validade até este sábado, 27, a Prefeitura anunciou nesta sexta, 26, um novo decreto para flexibilizar as medidas restritivas no município.
Segundo o prefeito Darci Lemen (MDB), a flexibilização será “uma experiência”, e vai contemplar principalmente os comerciantes, que, mesmo com o afrouxamento, deverão seguir à risca os protocolos sanitários para atendimento ao consumidor na semana de feriado da Semana Santa.
O novo decreto não vai proibir a circulação de pessoas nas ruas, mas vai exigir e fiscalizar o uso de máscara pela população já que muita gente insiste em não se proteger apesar da gravidade da situação no município, onde os leitos hospitalares estão 100% ocupados, disse o gestor. “Se cada um se cuidar, não vamos precisar de lockdown”, declarou.
Leitos de Parauapebas
Há dias a cidade do sudeste paraense vem enfrentando falta de leitos clínicos e de UTI no sistema público e privado de saúde. Em entrevista para a rádio Arara Azul, Darci relacionou esta sobrecarga ao atendimento prestado a pacientes de outros municípios da região, como Curionópolis, Canaã dos Carajás, Eldorado e até de municípios mais distantes, como Jacundá.
“No Hospital Geral teve um dia que não tinha ninguém de Parauapebas”, disse o prefeito. Em contrapartida, o gestor anunciou também que mais 28 novos leitos exclusivos para pacientes com covid devem ser ampliados no Hospital Geral de Parauapebas, previstas a serem entregues no próximo dia 8 de abril, anunciou.
Com informações da Ascom/Parauapebas