O município de Ourilândia do Norte está em primeiro lugar, entre os municípios da região Araguaia (sul do Pará), na aplicação de doses de vacina contra covid-19. Proporcionalmente, foi o que mais levou imunizantes aos braços da população. A constatação foi feita a partir de análise do Vacinômetro, sistema de monitoramento de aplicação das vacinas, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Mesmo outros municípios, que receberam mais doses, aplicaram menos. Enquanto Ourilândia praticamente esgotou o estoque. Das 2.590 doses recebidas, enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo Governo do Estado — que faz a entrega de acordo com a população e índices da doença do coronavírus — , 79,07% foram aplicadas como primeira dose (2.048 pessoas ao todo). A segunda dose chegou a 500 pessoas (19,31%). Agora é aguardar mais para seguir aplicando e protegendo a população.
Janaína Pereira, titular da Saúde de Ourilândia, afirma que é um dado muito positivo e reflexo de uma estratégia de imunização que mobiliza todo o aparato de saúde municipal. “Devemos isso à toda a equipe envolvida na campanha de imunização contra covid-19. Tivemos muito comprometimento da equipe de atenção básica e da vigilância epidemiológica. E ainda, os agentes comunitários de saúde (ACS) fizeram a busca ativa da população nas faixas etárias de cada etapa. Organizamos também salas de vacinação, agendamento de vacinação em casa e o atendimento drive-thru”, ressaltou a secretária, agradecendo o trabalho de todos os servidores da linha de frente.
Confira os dados do Vacinômetro, levantados nesta segunda-feira, 12 de abril de 2021. Qualquer pessoa pode acessar e conferir as atualizações constantes sobre a vacinação por região, município e em todo o estado. Diariamente, o Fato Regional publica, junto com o boletim epidemiológico da covid-19 no Brasil e no Pará, os dados de vacinação do estado.
(Da Redação Fato Regional)
Siga o Fato Regional nas redes sociais!