O Programa Luz Para Todos, criado em 2003, pelo Governo Federal, tem objetivo de levar energia elétrica a pessoas que moram em áreas mais afastadas das zonas urbanas. Neste ano, com investimento de mais de R$ 335 milhões, a Equatorial Energia Pará vai fazer 13.600 novas instalações.
As ligações serão distribuídas em 58 municípios do Pará, ao longo deste ano. Na região Sul, serão 2,8 mil famílias beneficiadas com as novas ligações. No Nordeste, 6 mil ligações. O Norte terá 2,4 mil instalações. O Oeste será contemplado com 2 mil novas unidades. E a área mais central terá 500 famílias atendidas. Os municípios estão em fase de levantamento.
O gerente corporativo de Obras da Equatorial, Webiston Silva, destaca que o atendimento do Programa Luz Para Todos está sendo realizado com base no levantamento de domicílios rurais sem energia elétrica, feito pela distribuidora, entre os anos de 2016 e 2017. Em 2020, foram investidos cerca de R$ 127,8 milhões, totalizando 8.562 ligações em todo o Estado.
“Estão sendo priorizados os domicílios com cadastro validado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conforme a Resolução 2.545, de 14 de maio de 2014”, explica Webiston. Para este ano, a previsão da Equatorial Pará é entregar cerca de 5 mil quilômetros de rede, que garantirão o acesso à energia elétrica a milhares de famílias que moram no campo e permitem mais instalações futuras.
Desde que foi criado, em 2003, na gestão de Lula (PT), o Programa Luz Para Todos já realizou cerca de 452,4 mil ligações no Pará. O Programa busca promover o acesso de famílias residentes em áreas rurais à energia elétrica, de forma gratuita. E assim, acabando com a exclusão elétrica no país, com extensões de rede, implantação de sistemas isolados e realização de ligações domiciliares.
O Luz Para Todos tem priorizado os beneficiários do Programa Brasil sem Miséria, escolas rurais, quilombolas, indígenas, assentamentos, ribeirinhos, pequenos agricultores, famílias em reservas extrativistas, afetadas por empreendimentos do setor elétrico e poços de água comunitários.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Equatorial Energia Pará)
Siga o Fato Regional nas redes sociais!