sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Vale apoia iniciativa de telemedicina que ampliará acesso de 755 mil indígenas à saúde

Projeto desenvolvido pela Sesai alcançará 100% dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas
(Foto: Capitã Leciane / CCOMSex / Imagem Ilustrativa)

Cerca de 755 mil indígenas, espalhados em 6 mil aldeias pelo Brasil, terão mais facilidade de acesso a uma rede ampla de profissionais de saúde especializados. Uma iniciativa da Secretaria especial da Saúde Indígena (Sesai), com apoio da Vale, vai viabilizar a implantação de telemedicina, que são consultas a distância com especialistas de várias áreas e apoio técnico local.

Até julho, cada unidade dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) receberá um “kit de telessaúde” e terá equipes treinadas para auxiliar os indígenas a receberem o atendimento. A Vale doará todos os aparelhos necessários à Sesai: notebook, câmera e telequipamentos de exames, como eletrocardiógrafo, espirômetro, retinógrafo portátil, monitor multiparamétrico portátil.

“Essa parceria com a Sesai nos traz grande satisfação. A temática indígena é um dos pilares do nosso planejamento estratégico, que foca no etnodesenvolvimento, valorizando a preservação da memória cultural, no fortalecimento do protagonismo dessas populações e em programas sustentáveis como esse”, comenta Hugo Barreto, diretor de Sustentabilidade e Investimento Social Voluntário da Vale.

A iniciativa é uma das estratégias que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando serviços e ensino por meio de ferramentas de tecnologias da informação.

Além de atuar no enfrentamento e prevenção da covid-19, a telessaúde trará outros benefícios, como a redução de tempo de espera e custo de atendimento. E ainda, reduz o deslocamento de pacientes e profissionais de saúde, contribuindo com a melhoria na qualidade assistencial. Até áreas de difícil acesso terão mais facilidade para conseguir consultas e tratamentos.

“A telemedicina já era um sonho antigo nosso e agora vai sair do papel. Sem esse recurso, a logística é muito mais complexa para que o indígena tenha acesso aos serviços mais especializados. Esses equipamentos com certeza trarão mais qualidade de vida aos indígenas”, ressalta o titular da Sesai, Robson Santos da Silva.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a Vale está comprometida em intensificar o apoio aos povos indígenas e outras comunidades tradicionais (pescadores e quilombolas) onde está inserida, apoiando os povos indígenas principalmente nas áreas onde atua: Pará, Maranhão, Espírito Santo e Rio de Janeiro.


(Da Redação Fato Regional, com informações da Vale)

Siga o Fato Regional nas redes sociais!