segunda-feira, 29 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

ASSISTA: Regiões Araguaia e Carajás seguem em bandeiramento vermelho

Xingu e Marajó Ocidental também seguem em bandeiramento vermelho. A partir desta sexta, a Grande Belém, Nordeste e Marajó Oriental
Polícia Militar e Secretaria da Fazenda Municipal fiscalizam bares, restaurantes e similares em Ourilândia (Foto: Fato Regional)

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), divulgou mudanças no bandeiramento de risco de covid-19 no estado. As regiões Metropolitana de Belém, Nordeste e Marajó Oriental saem do bandeiramento vermelho (máximo) e agora são nível laranja (alto), assim como as regiões Baixo Amazonas e Tapajós. Porém, as regiões Araguaia, Carajás, Xingu e Marajó Ocidental seguem em bandeiramento vermelho, com todas as restrições que são impostas.

As mudanças serão oficializadas nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial do Estado. As regiões em bandeiramento laranja deixam de ter toque de recolher e uma série de atividades voltam a ser permitidas, mas com regras sanitárias específicas que ainda exigem cautela. O governador pede que essas regras sejam respeitadas para evitar novas ondas da doença. Porém, nesse estágio é permitido funcionamento de restaurantes até meia-noite, com limitações; e acesso a praias e balneários, por exemplo.

A mudança de nível de risco não indica ainda liberação de tudo e uma permissão para aglomerações desnecessárias. Ficar em casa, usar máscaras e ter hábitos constantes de higiene das mãos ainda são recomendados.

Para as regiões que seguem em bandeiramento vermelho, continuam todas as restrições que já estavam em curso, como toque de recolher entre 21h e 5h e proibição de atividades não essenciais, como bares, festas, casas de show e limitação da venda de bebidas alcoólicas.

“Essas regiões ainda estão com alto nível de contágio e pressão sobre o sistema de saúde. Quero agradecer a compreensão de todos para saber que todas essas medidas são fundamentais para salvar a vida da população. São sim, restritivas e interferem na vida de todos nós. Mas estamos conseguindo alcançar a diminuição e estabilização da procura de leitos do nosso estado. Leitos clínicos estamos com 49% de ocupação. Os leitos de UTI estão em 79%. Vamos continuar trabalhando junto com a ciência e com informações técnicas, para que juntos, possamos vencer esta pandemia. Bora trabalhar, valeu!”, declarou o governador.


(Victor Furtado, da Redação Fato Regional)

Siga o Fato Regional nas redes sociais!