Nesta sexta-feira, 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro. Para celebrar a data, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás — um projeto cultural com apoio da Vale — terá uma programação on-line, gratuita e acessível para pessoas surdas: uma contação de história. É um evento voltado a todos os públicos, de todos as idades. Haverá interpretação também na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O conto que será apresentado é a lenda folclórica do uirapuru. É uma história de amor entre um indígena e uma menina da aldeia dele. Era um amor proibido. Para conseguir viver esse sentimento, o indígena pediu ao deus Tupã — o equivalente ao Deus cristão — para ser transformado em um pássaro. E pelo resto da vida, o canto dele poderia ser ouvido pela amada e por toda a floresta.
Essa história será interpretada por Sulivan Wainer Neto. Para participar da contação de história on-line, basta enviar mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.
Serviço
O quê? Contação de história on-line e gratuita.
Quem pode participar? Qualquer pessoa com acesso à internet.
Quando? 24 de abril, às 20h, pelo WhatsApp.
Como se inscrever? Enviando mensagem ou ligando para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.
Ações de incentivo à leitura triplicaram a quantidade de inscritos na biblioteca da Casa da Cultura
Desde o início da pandemia de covid-19, quando as atividades presenciais da Casa da Cultura foram suspensas, a instituição passou a realizar programações virtuais. Com isso, as ações de incentivo à leitura que ocorriam semanalmente no Clube da Leitura migraram para a internet. Em um ano, já foram realizadas mais de 30 contações de história on-line, atingindo um público de quase 40 mil pessoas.
“Temos relatos incríveis de crianças e adolescentes que se encantam com as contações e que, por conta disso, passaram a ler livros junto com pais e amigos. Muitos dos integrantes de nosso Clube da Leitura saíram justamente das ações de contações de história que, de forma lúdica e vivente, aproximam os indivíduos do hábito da leitura”, afirma o gestor da Casa da Cultura, Fernando Guerra. Essas ações, destaca, têm contribuído para incentivar o hábito da leitura no público infantil.
Nos últimos três anos, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás triplicou as fichas de novos leitores na biblioteca do espaço. Antes da pandemia, mais de 300 pessoas estavam cadastradas no serviço e a média de empréstimo de livros era de mais de 100 exemplares por mês. A instituição conta com um acervo de mais de 5 mil livros disponíveis para empréstimo e consulta.
Para a professora do Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Patrícia Romano, a contação de histórias possibilita à criança desenvolver a prática da escuta, o direito de questionar e de descobrir novos mundos.
“Para as crianças, a contação de histórias é fundamental. É assim que elas podem aprender a ouvir, se sentem livres para perguntar, inclusive para pedir, mais uma vez, a mesma história. Seja contada por profissionais contadores de histórias, professores mediadores ou mesmo pelos pais, avós ou familiares, a presença da história contada pela boca das pessoas para as crianças pequenas é fundamental”, afirma a professora.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás)
Siga o Fato Regional nas redes sociais!