O pecuarista Wanderson Ferreira Melo cria gados em Sapucaia, no sul do Pará. Ele foi o primeiro contemplado de uma linha de crédito que é fruto de parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Banpará. A parceria foi firmada no final de 2019 e faz parte do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).
Desde 2006, Wanderson é acompanhado pela Emater, em Sapucaia. Começou como um pequeno produtor. Atualmente, possui 90 cabeças de gado. Pelo financiamento meio do financiamento do Banpará, adquiriu 40 matrizes bovinas nelore (de alto padrão racial e genética) e um reprodutor Nelore Pura Origem (PO).
“Será de grande importância para o desenvolvimento da minha atividade rural. Com a aquisição de novas matrizes irei crescer meu plantel e o touro PO trará qualidade genética para o meu rebanho”, avalia Wanderson.
Mais propostas de crédito, elaboradas pela Emater, em diferentes municípios do Estado, se encontram em análise no Banpará. Em breve, deverão ser contratadas e reforçarão o compromisso do Governo do Pará em apoiar trabalhadores rurais.
“A liberação desse crédito foi importante por abrir mais uma opção de agente financeiro para o produtor rural financiar suas atividades. Onde pudemos aprender como funciona o crédito no Banpará, quais as linhas disponíveis no banco, bem como os trâmites para se concluir e aprovar uma operação de credito”, diz o chefe local da Emater, Cleude Moraes Silva.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Pará)
Siga o Fato Regional nas redes sociais!