sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Campanha de incentivo a promoção da igualdade racial chega a mais de 30 municípios no Pará

A Campanha vai até o dia 9 de maio
Crédito: Reprodução/ Arquivo/ Agência Brasil

De 4 a 9 de maio, o Pará vai ser palco da campanha de fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O secretário nacional de políticas de promoção da igualdade racial, Paulo Roberto, e o coordenador-geral do Sistema, Herbert Pitorra, vão se reunir com mais de 30 prefeitos paraenses no período.

As reuniões ocorrem no âmbito da Campanha Nacional de Adesão e Fortalecimento do Sinapir. A iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH/SNPIR) foi lançada em abril para estimular estados e municípios a aderirem à política pública.

“A secretaria tem o olhar voltado para o futuro. Porém, a construção desse caminho depende diretamente do que estamos realizando no presente. Nossa ida aos municípios representa o menos Brasília e mais Brasil, um dos lemas deste governo. O objetivo maior do nosso trabalho de fortalecimento e expansão do Sinapir é atingir positivamente as populações tradicionais que estão historicamente inviabilizadas”, afirma o secretário Paulo Roberto.

Os encontros com os gestores dos municípios paraenses, foi viabilizado pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA).

O que é o Sinapir?

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma forma de organização e de articulação voltado à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país.

Os estados e municípios que aderem ao Sinapir podem receber o curso de capacitação em políticas de promoção da igualdade racial executado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atualmente, já fazem parte do sistema 22 estados, o Distrito Federal e 93 municípios.


Os participantes podem ainda concorrer a bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da SNPIR. Além disso, as unidades podem ter os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.

Fonte: Governo Federal.