A vinda do presidente da República Jair Bolsonaro a Marabá, na região sudeste do Pará, foi adiada para o dia 10 de junho. Inicialmente a visita seria no dia 28 de maio, porém de acordo com a superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, esta data teve que ser alterada. Bolsonaro esteve na última sexta-feira, 21, no Maranhão, participando de evento semelhante ao que deve ocorrer em Marabá, a entrega de 17.084 títulos de propriedade rural. Deste total, 16.616 são títulos para famílias assentadas da reforma agrária e 468 títulos são de regularização fundiária.
O presidente virá acompanhado da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina, do presidente do Incra, Geraldo de Melo Filho e outros assessores para a entrega de 1.400 títulos definitivos de terras para pequenos e médios produtores rurais do sul e sudeste do Pará.
O documento compreende a etapa final do processo de reforma agrária. O objetivo da regularização fundiária é entregar os títulos definitivos a assentados pela reforma agrária e pequenos produtores que produzem e ocupam terras da União de forma mansa e pacífica há muitos anos e podem comprovar sua permanência e trabalho no local. O título de propriedade é fundamental para garantir o acesso dos pequenos ao crédito agrícola, por exemplo, e a programas governamentais, como o fornecimento de alimentos para a merenda escolar.
Com informações de Correios Carajas