A Polícia Federal deflagra,nesta quarta-feira (14), a Operação Mapinguari em três municípios paraenses e em mais um estado brasileiro, ação visa aprofundar investigação sobre vazamento de informações de operação da Polícia Federal supostamente cometido por um servidor público da própria instituição. A deflagração será realizada nos municípios Belém/PA, Marabá/PA, Parauapebas/PA e Goianésia/GO.
A investigação remonta ao ano de 2018 e trata especificamente da violação de sigilo funcional ocorrida durante o desencadeamento da nominada Operação Migrador, trabalho investigativo conduzido na época pela Polícia Federal de Marabá cujo objetivo era apurar atuação de organização criminosa dedicada à exploração ilegal de minério de manganês.
O vazamento prejudicou a investigação, já que parte dos investigados tiveram conhecimento antecipado da ação policial, acarretando a não localização de alguns alvos no dia da deflagração da operação.
A operação realizada nesta quarta-feira alcança, além do próprio servidor público, outros seis empresários ligados à exploração ilegal de manganês do sudeste do Pará, que tiveram acesso indevido às informações na época da Operação Migrador.
A operação terá participação de 35 policiais federais e cumprirá mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Marabá/PA. Houve também a decretação do afastamento das funções do agente público investigado.
Os crimes investigados são de violação de sigilo funcional, corrupção passiva, corrupção ativa e associação criminosa
Com informações da Policia Federal PA