A Secretaria de Trabalho e Promoção Social de Ourilândia do Norte realizou, nesta quinta-feira, 15, visita à comunidade do Distrito do Campinho. O objetivo foi fazer um diagnóstico do território para atendimento das demandas dos moradores locais e dos indígenas.
A secretária municipal de Trabalho e Promoção Social de Ourilândia, Andréa Ribeiro Campos, disse que durante visita ao local foi possível ter contatos com demandas da área de educação e da saúde e perceber a inexistência da assistência social no Distrito de Campinho.
”Às vezes muitos dos serviços e benefícios não são concedidos pela falta de informação. Uma das coisas que têm de ser feitas urgentemente, que é uma proposta desta gestão, é a implantação de uma trabalho social de fato, e não apenas de assistencialismo, como doações de cestas básicas”, destacou.
Andréa Campos chama atenção que muitos moradores sequer possuem orientação sobre o direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), sobre a retirada e renovação da carteirinha do idoso, que dá direito à passagem. “Além disso, há um espaço grande para fazer um trabalho com os adolescentes locais e realizar uma parceria com a Saúde em relação às gestantes da comunidade”.
Segundo Campos, o intuito da visita foi fazer um estudo do território, saber quais são as demandas, fortalezas, fraquezas e programar as ações para que sejam implementadas.
O próximo passo, de acordo com a secretaria de Trabalho e Promoção Social, será a contratação de uma assistente social para ir três vezes na semana ao local para dar plantão social e trazer as demandas e nós tentarmos resolver.
Para isso, a secretaria fez uma parceria com a subprefeitura e a secretaria de Saúde para estar mensalmente no Distrito do Campinho, com uma equipe do plantão social, para levantar estas demandas.
Redação Portal fato Regional