São Félix do Xingu, sul do Pará, avança na vacinação contra a convid-19 e faz história no estado. Nesta segunda-feira, 26, o município seguiu com a imunização jovens de 18 anos de idade, que começou semana passada na quadra de esportes da cidade.
A vacinação de hoje aconteceu na Unidade de Referência Especializada (URE), e contou com grande adesão de jovens do município. Os jovens que ainda não se vacinaram tem até sexta-feira, 30, para se imunizar nos postos de saúde.
Paulo André, 18, Kevin Sidney Andrade, 23, e Sabrina Marilac foram imunizados nesta segunda. Eles afirmaram estarem muito felizes e agradecidos e aconselharam a outros jovens do município a fazerem o mesmo.
O Prefeito de São Félix do Xingu, João Cléber, esteve presente no primeiro dia de vacinação para os jovens e ressaltou a importância da imunização para este grupo. Ele agradeceu ao governador do Pará, Helder Barbalho, por ter conduzido tão bem a campanha de imunização no estado e no município.
“Por isso hoje temos um número muito baixo de pessoas testando positivo para a covid-19 na cidade, com apenas dois pacientes internados em estado não grave. E vacinar pessoas jovens acima de 18 nos trará o reflexo em médio prazo para o município.Temos certeza que a volta às aulas será com mais segurança para os alunos e seus familiares. A única saída é a vacina. Vamos continuar trabalhando para imunizar mais gente”, destacou o prefeito.
O diretor clínico da URE, Moaci Sampaio, afirmou que baixar a idade de vacinação para 18 anos só foi possível graças à diminuição de casos de coronavírus na cidade. Atualmente, segundo ele, o centro de referência a covid-19 do município está atendendo uma média de 8 pessoas por dia.
“Foi detectado, na semana passada, apenas um caso positivo de coronavírus. Isso também reflete nos hospitais que atualmente estão com dois pacientes internados. E esses pacientes não são graves, são de nível médio. E a vacinação para jovens acima de 18 anos só vem reforçar isso. É importante por conta do retorno às aulas, porque os jovens já vão estar imunizados e com certeza, esta evolução da covid-19 não vai avançar durante o período escolar”.
Redação Portal Fato Regional