sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pesquisa: 58% dos brasileiros querem saída de Bolsonaro

Levantamento do PoderData aponta rejeição recorde ao Presidente da República.
F| Isac Nóbrega - Presidência da República

A popularidade do Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) vem caindo dia após dia. Alguns fatores explicam a perda de apoio popular: o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), acumula taxas de inflação de 16,88% no ano e de 32,84% em 12 meses, segundo a FGV – o índice leva em consideração as altas nos preços da energia elétrica, gasolina e alimentos.

Enquanto isso, cresce o desgaste nas relações entre Bolsonaro e o judiciário, após prisões de bolsonaristas e após o Tribunal Superior Eleitoral aprovar, por unanimidade, o envio de uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal contra Bolsonaro pelas declarações de que houve fraude nas eleições de 2014 e 2018. Também pesam contra Bolsonaro os trabalhos da CPI da Pandemia, apontando indícios de corrupção e má gestão no Ministério da Saúde.

No Pará, Bolsonaro pede fé para vencer desemprego

Pesquisa do PoderData, realizada entre 16 e 18 de agosto, mostra que o percentual dos que acham que o presidente Jair Bolsonaro deve sofrer impeachment saltou para 58%. É um aumento de 8 pontos em relação ao levantamento anterior, no final de julho.

A proporção dos que acham que Bolsonaro deve seguir na presidência caiu 13 pontos no mesmo período: caiu de 45% para 32%.

A taxa de apoio ao impeachment é o recorde registrado pelo PoderData para essa pergunta. Fica tecnicamente empatada com os 57% registrados no final de maio, considerando-se a margem de erro de 2 pontos percentuais da pesquisa.

A pesquisa realizou 2.500 entrevistas, por telefone, em 433 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quem mais apoia o impeachment

– mulheres (67%) pessoas de 25 a 44 anos (60%);

– moradores da região Sudeste (68%);

– quem recebe de 5 a 10 salários mínimos (71%).

 

Quem mais defende a continuidade de Bolsonaro no cargo

– homens (44%); pessoas de 16 a 24 anos (46%);

– moradores da região Norte (45%);


– quem recebe de 2 a 5 salários mínimos (48%)

 

 

Fonte: Poder 360