Começou nesta terça-feira (24) e termina quarta (25) a terceira chamada para todos os marabaenses maiores de 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus. A imunização, como tem sido de praxe, está ocorrendo no Centro de Convenções e a expectativa é de que nesses dois dias sejam aplicadas 5 mil doses da vacina. O município já imunizou mais de 110 mil pessoas.
De acordo com a enfermeira Percília Augusta Santana, que atua na linha de frente da covid-19, a movimentação nesta etapa tem sido bastante tranquila, até mais do que nas outras vezes, mas, mesmo assim, duas mil doses foram aplicadas neste primeiro dia de terceira chamada.
Ela explica que o apoio do pessoal da Universidade do Estado do Pará (UEPA), assim como o emprego dos servidores da Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família têm contribuído para reduzir o tempo na fila de espera.
Percília chamou atenção, mais uma vez, para os benefícios da imunização, que se refletem na diminuição da ocupação de leitos nos hospitais da cidade e também no decréscimo da forma grave da doença. “A gente queria chamar atenção da população marabaense porque a vacinação é a única forma de prevenção da covid”, explica.
Ainda de acordo com ela, tão logo o Ministério da Saúde autorize e o governo do Estado faça a distribuição de novas doses de imunizantes nos centros regionais de saúde espalhados no território paraense, Marabá começará a vacinar menores de 18 anos. Pelo andar da carruagem, isso pode ocorrer na semana que vem, mas a enfermeira não quis fixar um prazo, reafirmando que é preciso obedecer ao calendário do Ministério da Saúde
Fonte: Correio de Carajás