Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 02, audiência pública, na Câmara Municipal de Tucumã, para discutir a situação do abastecimento de água e saneamento básico no município.
Estiveram presentes o prefeito de Tucumã, Dr. Celso Lopes; o diretor de operações da BRK Ambiental, Pedro Gobbo; o presidente da Câmara de Tucumã, Chicão Ciclone; e a vereadora Davina, autora do requerimento para realização da audiência, e demais vereadores e população.
O evento teve participação limitada devido a medidas sanitárias ocasionadas pela covid-19.
O prefeito de Tucumã , Dr. Celso Lopes, disse que a gestão anterior, infelizmente, dispensou a empresa de fazer investimentos de água e esgoto na casa de R$ 27 milhões, que iriam beneficiar a população da cidade.
“Não pode o poder público defender interesses de uma empresa particular em detrimento dos interesses do município. Estou aqui para defender os interesses do povo de Tucumã. Já acionamos o nosso jurídico para entrar com uma ação civil pública contra a empresa. Se a BRK quiser negociar para realizar os investimentos necessários, podemos sentar para conversar”, disparou o prefeito.
O diretor de operações da BRK Ambiental, Pedro Gobbo, disse que se sente grato por participar da discussão. “É a oportunidade que a gente tem de abrir o diálogo com os vereadores, com a comunidade, saber quais os principais questionamentos e dúvidas. Vamos direcionar todos os temas discutidos nesta audiência e fazer a devolutiva a todos que solicitaram. Essa vai ser a próxima etapa do trabalho”, adiantou.
Com relação à falta de água no período do verão no município, o representante da BRK disse que a empresa já construiu um poço artesiano, já está em obras com um segundo, e que fará um terceiro, logo em seguida, como forma de amenizar esta situação.
A vereadora Davina disse que a audiência foi bastante satisfatória. “Foram esclarecidas diversas dúvidas sobre contratos e aditivos e já saímos daqui com uma solução. O representante da BRK informou que já estão sendo construídos poços artesianos e que os problemas do Setor Rodoviário, Palmeira 1, Palmeira 2 e outros bairros, serão em breve solucionados. Também cobramos a questão da qualidade da água. Estamos passando por um período de pandemia e esta situação é muito importante”, ressaltou.
“Tudo que foi discutido aqui foi registrado em ata. Por isso vamos estar cobrando a empresa para com suas obrigações. Além disso, o legislativo junto com o executivo entrará com uma ação sobre o último aditivo feito com a BRK”, destacou o presidente da Câmara de Tucumã, vereador Chicão Ciclone, durante a audiência.
Redação Portal Fato Regional