As programações de réveillon e carnaval não serão realizadas em Santarém, no oeste do Pará. As duas festas foram canceladas pela prefeitura e não poderão ocorrer em espaços públicos, seja na área urbana ou na Vila de Alter do Chão.
O anúncio foi feito pelas redes sociais do prefeito Nélio Aguiar (DEM) nesta terça-feira (23). Segundo ele, questões ligadas à pandemia e a insegurança sobre a Covid-19 foram os motivos para a decisão.
Para o cenário internacional e nacional, embora a vacina tenha avançado, ainda é arriscado realizar festas públicas onde o controle sobre aglomerações é difícil.
“A gente não tem ainda segurança total para estar realizando eventos culturais em praças públicas. Mediante a esta situação nós tomamos essa decisão em função da imprevisibilidade e da insegurança que a gente tem em relação ao coronavírus, em relação à pandemia”, anunciou o chefe do executivo.
Entretanto, festas particulares continuam autorizadas no município, respeitando normas sanitárias baseadas nos decretos vigentes em Santarém, como limitação de público, exigência do passaporte vacinal e medidas preventivas à doença.
Cenário da pandemia
De acordo com a última atualização do boletim epidemiológico, até a segunda-feira (22) Santarém tinha registrado 22.877 casos positivos de Covid-19 e 1.127 mortes. Nas últimas 24 horas foram acrescentados aos dados gerais mais 57 novos casos positivos.
Fonte: G1 Santarém