Nesta sexta-feira, 3, a 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) começa o julgamento de um pedido de soltura do líder caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão. Ele está preso desde outubro após decisão do ministro Alexandre de Moraes. A relatoria do pedido de soltura é do ministro Roberto Barroso e além dele, fazem parte da 1ª Turma os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Dias Toffoli.
O caso será analisado no plenário virtual do Supremo, começando às 00h de hoje e indo até o dia 13 de dezembro. Na modalidade virtual, não há discussão entre os ministros. Desta forma, eles depositam os votos em um sistema digital até chegarem a um resultado.
Relembre
Zé Trovão é investigado por articular atos contra o STF previstos para o dia 7 de Setembro. No entanto, ele teve a prisão decretada poucos dias antes das manifestações e ficou foragido no México, se entregando apenas em outubro. Atualmente, uma ordem judicial o proíbe de se aproximar da Praça dos Três Poderes.
O Supremo negou um habeas corpus inicial em favor de Zé Trovão pouco antes de ele se entregar. O pedido, que buscava revogar a prisão, foi idealizado pelos deputados federais Vitor Hugo (PSL-GO) e Carla Zambelli (PSL-SP).
Fonte: Site Poder 360