A Polícia Civil do Pará desvendou, em menos de um mês, três casos de tentativa de feminicídio registrados em Redenção, sudeste do Estado. Os autores de dois, dos três crimes, estão presos e o outro foi identificado, mas permanece foragido. O balanço foi divulgado neste domingo (3), como resultado das ações de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher realizadas pela equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), da regional do Araguaia Paraense, sediada em Redenção. Os crimes ocorreram em fevereiro.
Um dos casos teve como autor Joacy Pinheiro da Silva, que tentou matar a ex-companheira com um canivete. Segundo a delegada Maria de Fátima Chaves dos Santos, da DEAM de Redenção, ele e a vítima estavam na residência do casal, no último dia 21 de fevereiro, quando teria ocorrido uma discussão motivada pelo fato de que a vítima queria sair para passear, mas o companheiro não. Durante o bate-boca, Joacy golpeou a vítima no abdômen. Mesmo ferida, ela correu para a rua pedindo socorro aos vizinhos. Ao ser abordado pelos policiais, Joacy não reagiu à prisão. A arma do crime foi apreendida.
No último dia 28 de fevereiro, a equipe da DEAM cumpriu mandado de prisão preventiva contra Rodrigo Iago Miranda, por ter esfaqueado a ex-companheira no abdômen, também no último dia 21 de fevereiro. As investigações mostraram que o agressor discutiu com a vítima um dia antes do crime. “O motivo foi que a vítima havia saído de casa para ir a uma festa”, detalha a delegada. Ele ficou aguardando a mulher retornar desde as 19 horas até por volta de cinco da manhã do dia seguinte.
Segundo a versão do acusado, o intuito era matar o suposto amante da vítima para que “ela aprendesse a respeitá-lo e para que o seu rival não mexesse com a mulher dos outros”. Após o crime, o acusado fugiu e a vítima foi socorrida por populares. A tentativa de feminicídio foi comunicada à Polícia Civil somente quatro dias após o ocorrido, pois os familiares da vítima temiam que Rodrigo, conhecido por envolvimento em crimes na região, pudesse tentar alguma retaliação.
No último dia 24 de fevereiro, Marcelo Paulo das Virgens foi preso após esfaquear no abdômen a ex-companheira de 16 anos. Segundo as investigações, o preso só não matou a adolescente porque foi impedido por dois vizinhos que estavam no local e que conseguiram tomar dele a faca. Ouvida em escuta qualificada, a menor relatou que estava na frente de sua casa acompanhada do agressor, quando ambos iniciaram uma discussão.
Durante o bate-boca, ele entrou na casa e, ao retornar para a parte externa, já veio armado com uma faca. Marcelo fugiu depois do crime. Policiais civis da DEAM de Redenção foram comunicados e identificaram o autor, que está com mandado de prisão preventiva solicitado à Justiça. Porém, até o momento ele não foi localizado. A arma do crime foi apreendida. As três vítimas foram atendidas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), da Prefeitura da cidade.
.Fonte: OLIBERAL.COM