Aos 17 anos, Mirian Tamyris Silveiro Gomes, filha de Divina Silverio Braga Gomes e Raimundo de Sousa Gomes, iniciou no curso de Medicina pela Universidade Cristã de Bolívia. Assim que concluiu o curso, a jovem retornou ao Brasil e agora, a tucumaense foi aprovada no Exame Revalida. De acordo com Mirian, seu objetivo é “somar com a classe médica brasileira”.
Atualmente, o estudante que opta por fazer um curso superior fora do Brasil tem sido bastante comum. Mas, quem se forma em Medicina no exterior precisam realizar uma prova específica para exercer a profissão no Brasil.
A regra vale tanto para estrangeiros quanto para brasileiros. Em ambos os casos, o formandos precisam realizar o exame chamado Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras).
Vale lembrar que de um país para o outro, as grades curriculares de muitos cursos apresentam diversas diferenças. E isso tudo requer um atestado de conhecimento técnico minucioso.
Sendo assim, através do Revalida, o médico que se forma no exterior, precisa comprovar que a graduação feita em uma faculdade de Medicina estrangeira atende aos requisitos exigidos pelos órgãos que regulamentam a prática médica em território brasileiro. Neste caso, a jovem Mirian foi avaliada e passou no exame de 2021. Com isso, ela poderá atuar em sua profissão em todo o território nacional.
O Dr. Abimael Vieira aproveita a ocasião para parabenizar sua colega de profissão e amiga Dra. Mirian Tamyres.