Nesta semana inicia uma série de pesquisas de intenção de voto para presidente, Senado e governos de alguns dos principais estados brasileiros. Os novos dados registram a preferência dos eleitores no momento do início oficial das campanhas, com o encerramento do prazo para o registro de candidaturas nesta segunda-feira. Está maratona deve durar aproximadamente sete semanas, acabando perto do dia 2 de outubro.
Na disputa presidencial, nesta semana serão divulgados os resultados de três pesquisas nacionais: do Ipec ainda nesta segunda-feira, 15, da Quaest na quarta-feira, 17, e do Datafolha na quinta-feira. Os estudos dessas pesquisas pretendem captarão os efeitos dos primeiros pagamentos do novo valor do Auxílio Brasil, que começaram a ser feitos na semana passada.
Os eleitores e candidatos também conhecerão o atual cenário nas disputas pelos governos estaduais e vagas no Senado em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo.
Segunda-feira, 15: Ipec
O instituto de pesquisas Ipec, formado por ex-executivos do Ibope e contratado pela TV Globo, divulga os resultados de uma sondagem nacional com entrevistas presenciais. Os dados foram coletados entre os dias 9 e 15 de agosto com aproximadamente 2 mil entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, com um nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-03980/2022.
O Ipec não realizava pesquisas nacionais de intenção de votos para a Presidência desde dezembro do ano passado. Logo, em seu último levantamento época ainda eram testados nomes como Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB), que desistiram de disputar a liderança do Executivo federal. A partir de hoje, 15, os levantamentos do Ipec serão semanais.
Quarta-feira, 17: Quaest
A série Genial/Quaest terá nova pesquisa nacional divulgada na quinta-feira, 17, em uma pesquisa de intenção de voto para presidente feita a partir de 2.000 entrevistas presenciais, realizadas entre os dias 11 a 14 de agosto. O levantamento está registrado no TSE com o código BR-01167/2022 e tem margem de erro estimada em dois pontos para mais ou menos, com 95% de confiança.
A sondagem anterior da Quaest, realizada no fim de julho deste ano, mostrou recuo na distância entre Lula e Bolsonaro. O ex-presidente marcou 44% no levantamento, enquanto o pré-candidato à reeleição teve 32% de intenção de votos para o primeiro turno.
Quinta-feira, 18: Datafolha
O Datafolha revelará os resultados de nova pesquisa nacional de intenção de votos para presidente na quinta-feira, 18. O instituto, que passará a fazer sondagens semanais, até a manhã desta segunda-feira ainda não registrou a pesquisa junto ao TSE.
No ultimo levantamento do instituto foi apontado 47% de preferência dos eleitores por Lula, contra 29% de Bolsonaro no primeiro turno. A pesquisa foi feita no fim de julho deste ano e também indicou que Ciro Gomes estava no terceiro ligar da corrida presidencial, com 8%.