A Receita Federal, em operação conjunta com a Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de Belém, capital paraense, apreendeu 7,85 kg de ouro sem documentação fiscal respectiva.
O passageiro, brasileiro, procedente de Manaus (AM) transportava ilegalmente a mercadoria, sem origem comprovada, desacompanhada de documentação fiscal que lastreasse a operação, estava em conexão no Aeroporto de Belém, com destino ao Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP).

A apreensão foi fruto de um minucioso trabalho de inteligência e da expertise dos servidores da Receita federal no equipamento de raio x. Foi constatado ainda que o passageiro fazia esta rota regularmente nos últimos meses.
Ainda não foi realizada a perícia que constatasse o exato peso da mercadoria, bem como o seu grau de pureza, no entanto, o passageiro já admitiu que o metal precioso é ouro.
Como a conduta narrada pode configurar crime, o passageiro foi detido pela Polícia Federal e a mercadoria foi encaminhada para a Delegacia responsável.