A publicação do mais novo edital do Programa Forma Pará, concretiza o objetivo de universalizar o acesso ao ensino superior no estado, com a oferta de, pelo menos, um curso universitário em todos os 144 municípios paraenses. O Forma Pará é um programa do governo estadual, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) e as prefeituras municipais.
O edital com 320 vagas disponibilizadas em sete municípios por meio do Instituto Federal do Pará (IFPA) está publicado no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pelo processo seletivo especial. As inscrições vão de 8 de setembro a 10 de outubro e a prova está prevista para o dia 6 de novembro próximo.
“Este dia 6 de setembro é especial. Marca a universalização do Forma Pará, com a oferta de cursos superiores em todos os municípios do estado, cumprindo o nosso compromisso. Chegamos a 9.825 vagas em quatro anos, dobrando a meta inicial. Vida longa ao Forma Pará”, comemora a titular da Sectet, Edilza Fontes.
Ela destaca ainda que não se trata de comemorar apenas números e ultrapassar metas. “Os números representam sonhos realizados por estudantes e suas famílias que ao ter a oportunidade de entrar na universidade podem transformar suas vidas e de suas comunidades”, completa.
Edital
O edital publicado nesta terça-feira (6) oferta 320 vagas nos seguintes cursos e municípios: Gestão Hospitalar, em Terra Alta (50 vagas); Educação do Campo, em Irituia (50 vagas); Engenharia Civil, em Belterra (50 vagas); Agronomia, em Prainha (50 vagas); Engenharia Ambiental e Sanitária, em Ipixuna do Pará (40 vagas); Gestão Ambiental, em Abaetetuba (40 vagas); e Engenharia Ambiental e Sanitária, em Vigia (40 vagas).
As inscrições podem ser feitas no site da Fadesp a partir desta quinta-feira (8) até 10 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 20,00. A isenção do pagamento da taxa pode ser solicitada no período de 8 a 23 de setembro. Têm direito à isenção as pessoas com deficiência (PCD) e alunos de escolas públicas pertencentes ao CadÚnico.
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 6 de novembro, de 8h às 12h simultaneamente em todos os municípios contemplados.
Podem se inscrever no processo seletivo especial pessoas que concluíram o ensino médio ou equivalente, ou ainda concluirão no ano letivo de 2022, a ser comprovada pelos candidatos aprovados no ato da matrícula.
Chamada 2023
O edital do IFPA é o quinto da chamada 2023. No dia 30 de junho foram publicados os editais da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) que juntas ofertam 1.790 vagas. A prova do processo seletivo dessas universidades será realizada no próximo domingo (11) em 35 municípios.
No dia 11 de julho foi publicado o edital da Universidade do Estado do Pará (Uepa) ofertando 1. 950 vagas em 39 municípios. A prova será realizada no dia 18 de setembro.
Com o edital do IFPA, a chamada 2023 totaliza 4.960 vagas. Os cursos terão início no ano que vem.