Nesta sexta-feira, 7 de outubro, volta a ser veiculado nas emissoras de rádio e televisão o Horário Eleitoral Gratuito, desta vez, válido até o dia 28 de outubro em razão do segundo turno.
Para os paraenses, este período é válido apenas para a eleição para presidente, disputada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que alcançou 48,43% dos votos válidos e o atual presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro, que atingiu 43,20% dos votos válidos no primeiro turno, realizado no último domingo, 2.
A Resolução TSE nº 23.610, destaca que não são permitidos cortes instantâneos e nenhum tipo de censura prévia na propaganda eleitoral. A norma também proíbe a exibição de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatas e candidatos.
Durante o horário eleitoral, o tempo é dividido em partes iguais para uso das campanhas de cargos majoritários, proporcionais e das legendas partidárias ou que integraram federação ou coligação.
No primeiro turno das Eleições 2022, dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que o Pará foi o estado com menor número de brancos e nulos. Na esfera nacional está eleição foi igualmente histórica pois o percentual de votos brancos e nulos no Brasil foi o menor desde as eleições de 1994.