Uma passageira procurou a American Airlines para reclamar do incômodo de voar espremida entre duas pessoas obesas em uma viagem de três horas de duração na semana passada, nos Estados Unidos — a origem e o destino não foram revelados. Como resposta, a companhia aérea pediu desculpa, disse que os comissários de bordo tentaram mudá-la de lugar e ainda liberou uma cortesia de US$ 150 (o equivalente a R$ 788).
Pelo Twitter, Sydney Watson explicou a situação e recebeu críticas pelo tom preconceituoso. “Atualmente estou — literalmente — ENCALHADA entre duas pessoas OBESAS no meu voo. Isso é absolutamente NÃO aceitável, ok. Se as pessoas gordas querem ser gordas, tudo bem. Mas é algo completamente diferente quando estou presa entre vocês, com seu braço rolando no meu corpo, por três horas”, começou.
A passageira prosseguiu: “Eu não me importo se isso é mau. Meu corpo inteiro está sendo tocado contra a minha vontade. Eu não posso nem pôr os apoios de braço para baixo de ambos os lados porque não há espaço. Estou cansada de agir como se a gordura fosse normal. Deixe-me assegurar-lhe, não é”.
Recompensa da companhia aérea
A passageira publicou no Twitter uma resposta que recebeu da American Airlines. “Eu sinceramente sinto muito que o seu prazer e conforto no voo tenham sido reduzidos por causa de outro cliente que excedeu o espaço da poltrona”, começa o e-mail. “Compreendo quão desapontada está, já que não houve solução que a satisfizesse [durante o voo]”, completa.
O comunicado ainda afirma que não houve a possibilidade de troca de assento naquele voo, e a companhia aérea diz que o passageiro sempre é estimulado a procurar os comissários de bordo para viajar com conforto. Para completar, a empresa promete que fará um “gesto de boa vontade”.
“Como um gesto de boa-fé, eu emiti para você um crédito de viagem de 150 dólares [quase R$ 800 na cotação atual], que chegará em um e-mail separado”, diz a nota.