Neste domingo, 30, as eleitoras e eleitores de todo o Brasil vão decidir quem será o presidente da República pelos próximos quatro anos. Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.
No Pará, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), orienta os eleitores e dá informações relativas ao 2o Turno das Eleições. Além das mudanças na ZE 28 na capital, ocorreram trocas de locais de votação no interior do estado para o 2o Turno, totalizando 19.
O diretor do TRE do Pará, Felipe Brito, reforçou que TRE dará toda a publicidade necessária para fazer chegar às eleitoras e aos eleitores essas mudanças em locais de votação que se fizeram necessárias, mas orientou em que caso de dúvida, deve-se procurar informações em fontes seguras. “Estamos orientando para que os eleitores baixem o e-Título ou então liguem para o Disque Eleitor, o 148, gratuitamente. Além disso, vamos fixar banners na escola informando sobre a mudança”, disse.
Com relação às filas formadas no 1o Turno, Felipe ressaltou que a expectativa é que a votação ocorra de forma mais célere no 2o Turno. “No primeiro pleito os eleitores levaram em média cerca de 90 segundos para votar, sendo que 60 segundos foram usados somente na cabine de votação. Agora no 2o Turno, a expectativa é que esse tempo, na cabine, seja de 12 segundos. Com isso, realmente vai fluir muito mais rápido, sem filas e sem transtornos”, finalizou.
O diretor também falou sobre questões como o voto em trânsito, justificativa de votos, não comparecimento à votação e finalizou com orientações gerais ao eleitorado.