O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta quinta-feira, 10, que Guido Mantega, ex-ministro das pastas da Fazenda (2006 a 2014) e do Planejamento (2003 a 2004), fará parte da equipe econômica de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na área de mulheres, uma das novidades é a presença da jornalista Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada em 2018 no Rio de Janeiro.
Mantega atuará em um grupo nomeado “Planejamento, orçamento e gestão” ao lado do deputado federal Enio Verri (PT-PR), da economista Esther Dweck e de Antônio Corrêa de Lacerda (presidente do Conselho Federal de Economia).
Esse é um dos seis novos grupos criados pela coordenação da transição. Além de Planejamento, orçamento e gestão, foram criados os núcleos de Comunicações, Direitos Humanos, Igualdade racial, Indústria, comércio, serviços e pequenas empresas Mulheres.
O ex-ministro Paulo Bernardo trabalhará em grupo temático Comunicações; com o apoio de Jorge Bittar, ex-deputado federal do PT e especialista em telecomunicações; Cesar Álvarez; e Alessandra Orofino.