sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Brasil x Croácia: veja o que mudou do último confronto até hoje nas seleções

As seleções de Brasil e Croácia voltam a se enfrentar em uma Copa do Mundo nesta sexta-feira, 9, às 12h (de Brasília), pelas quartas de final. Quem vencer, avança para a semifinal da competição no Qatar. A partida será realizada no estádio Cidade da Educação.

Há dois mundiais, no Brasil, as seleções se enfrentaram, no confronto que marcou a abertura daquela edição, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). A Seleção Brasileira era comandada por Luiz Felipe Scolari e venceu por 3 a 1.

Aquela partida iniciou com a Croácia saindo na frente, com um gol contra de Marcelo. Um dos três remanescentes do Brasil, Neymar passou a decidir o confronto. Foi nessa partida que o atual camisa 10 da Seleção fez seus primeiros gols em Copas: primeiro em um chute de fora da área, e o segundo, em cobrança de pênalti.

E sobre a penalidade, ela foi sofrida pelo centroavante Fred, que aliás, levantou uma polêmica naquele jogo. Niko Kovac, à época técnico croata, classificou como “ridícula” a marcação da penalidade, que aconteceu após o atacante se jogar, reclamando que teria levado um toque de Lovren, que continua defendendo a seleção de seu país.

O placar foi finalizado nos acréscimos, com gol de Oscar, que deu um belo chute de bico. Era o início da Copa para mais de 60 mil brasileiros que assistiram à vitória na partida de estreia da Seleção daquele ano.

O Brasil liderou o Grupo A com sete pontos em três jogos e chegou até a semifinal, quando então sofreu a histórica derrota por 7 a 1 para a Alemanha, dentro do Mineirão. Disputando o terceiro lugar, novo revés: 3 a 0 para a Holanda. A seleção da Croácia nem conseguiu chegar a fase do mata-mata: ocupou o terceiro lugar na chave, com apenas três pontos, atrás do México, segundo colocado.

Mas, o que mudou desde àquela época?

Na Copa do Mundo do Qatar, a seleção brasileira tem apenas três jogadores que disputaram o mundial de 2014 em busca do hexa: Daniel Alves, Thiago Silva e Neymar.

A escalação brasileira naquele jogo contou com: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes) e Oscar; Hulk (Bernard), Neymar (Ramires) e Fred.

Os outros convocados eram: os goleiros Jefferson e Victor, os laterais Maicon e Maxwell, os zagueiros Dante e Henrique, o volante Fernandinho e os atacantes Willian e Jô.

O técnico Felipão deixou o comando da Seleção depois da Copa, e Dunga foi quem assumiu a equipe, ainda que Tite já tivesse sido visto como o favorito a assumir o cargo.

O atual técnico dp Brasil entrou no lugar do capitão do tetra em 2016 e segue desde então. Mas, segundo ele, encerra sua trajetória na seleção após a Copa deste ano.


Já do lado croata, a seleção entra em campo com seis jogadores que estavam à disposição naquele jogo e seguem representando o país nesta Copa do Mundo: Lovren, Modric, Kovacic, Perisic, Vida e Brozovic.

Após a eliminação na primeira fase no Brasil, a equipe europeia conseguiu chegar até a final da Copa de 2018, na Rússia. Zlatko Dalić era o treinador naquela época e continua no cargo até hoje.

Com informações do GE