sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Em Belém, Helder e Marina discutem ações para combate ao desmatamento

Governador paraense falou ainda sobre a operação “Curupira”, que possui como diferencial ser perene e ter como local de autuação as áreas mais críticas, que concentram os ilícitos ambientais
Foto: Divulgação / Semas PA

O governador do Pará, Helder Barbalho, e a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reuniram-se na tarde desta segunda-feira (06/03) para reforçar a integração entre a União e o Estado na proteção da floresta e das pessoas que dependem dela.

O objetivo é combater as ilegalidades ambientais e buscar novas oportunidades econômicas na região por meio da bioeconomia e da monetização dos ativos florestais.

Durante a reunião, realizada no Palácio do Governo em Belém, o governador destacou o trabalho realizado nos últimos quatro anos com a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) e o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), que resultou na redução de 21% do desmatamento no Estado.

Ele enfatizou a importância da presença da equipe da Ministra e da integração entre as esferas de governo: “A partir da criação da Força Estadual de Combate ao Desmatamento, iniciativa feita por nós, foram realizadas 31 operações Amazônia Viva, o que contribuiu significativamente para o processo de desaceleração do desmatamento”, disse.

A Ministra Marina Silva reconheceu o papel desafiador de lidar com a pasta ambiental e ressaltou a importância da parceria com o Estado: “Se não tivermos bons parceiros nos Estados e municípios, vai ficar difícil cumprir a missão. Assim como o Estado precisa do Governo Federal, os órgãos federais também precisam estar unidos com as demais esferas”, afirmou.

Ela ainda elogiou o comprometimento do governador com a economia sustentável: “Fico contente em ver um governador jovem, assumindo e se esforçando para ter a prática da economia do século 21”.

Durante a reunião, o governador também falou sobre a Operação Curupira, que tem como objetivo combater os ilícitos ambientais nas áreas mais críticas do Estado.


“Primeiro, nós decretamos emergência ambiental em 15 cidades que representam mais de 75% do desmatamento de todo o Estado. Isto nos permite que tenhamos capacidade logística e de estrutura para mobilização com a atuação enérgica da força de combate, envolvendo as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros. Além disso, capacitamos os agentes para as especificações. Nós não mais faremos operações pontuais. Identificamos as três principais cidades que têm o maior raio de desmatamento e estamos agindo fortemente nestes locais. O que é ilegal é inegociável”, concluiu o governador.

Com informações: Semas Pará