Em mais um aniversário do Complexo do Ver-o-Peso, que acontece nesta segunda-feira, 27, a Prefeitura de Belém não vai somente realizar uma programação diversa e gratuita para atender a população da cidade. Mas também garantir a revitalização do espaço, a partir do contrato de empréstimo firmado com a Caixa Econômica Federal, recentemente, no último dia 23, no valor de R$ 100 milhões.
Será uma grande obra de reforma pela Prefeitura de Belém, que tornará o espaço mais moderno com a nova reorganização, dará mais conforto aos feirantes, consumidores e aos milhares de visitantes que vão ao local – o principal cartão-postal de Belém e maior ponto de comercialização de alimentos e da cultura da cidade. Apesar de toda essa importância, há 20 anos o Ver-o-Peso não recebe nenhum grande reparo.
“Serão obras para tornar Belém mais bonita e, principalmente, fazer o povo da periferia exercer sua cidadania. O sucesso com a liberação do recurso com a Caixa é resultado da boa relação que o Governo Municipal passa a ter com o atual Governo Federal, já que, nos últimos dois anos, a relação entre os dois poderes foi difícil e prejudicou o avanço das ações da Prefeitura em diversas áreas de Belém”, disse o prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues.
A maior feira a céu aberto da América Latina sempre esteve no foco da Prefeitura
A maior feira a céu aberto da América Latina sempre esteve nas ações de políticas públicas da Prefeitura de Belém. Por isso, a gestão municipal está com o projeto em curso de revitalização de todo o Complexo do Mercado do Ver-o-Peso, que incluiu a revitalização da Feira, dos Mercados de Carne e Peixe e da Feira do Açaí.
O projeto está em fase de finalização e ainda este mês deve ser apresentado ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, já com orçamento, para, assim, iniciar o processo de licitação que vai contratar a empresa responsável pela obra.
Para finalizar o projeto de reforma do local, valorizando a participação popular em todos as suas fases, na manhã de 7 de novembro passado, o prefeito Edmilson Rodrigues visitou o Complexo do Ver-o-Peso, acompanhado da equipe de secretários, para ouvir as necessidades dos comerciantes que atuam do espaço.
As obras onde o recurso de R$ 100 milhões será aplicado são estruturantes para a cidade. Além de facilitar o dia a dia da população, vão preparar a Belém para receber a Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP-30) em 2025, evento que Belém é a única candidata do Brasil a sediar.
Além do Ver-o-Peso, os 100 milhões de reais será aplicado em obras de infraestrutura na cidade geridas pela Prefeitura, como a nova Senador Lemos e o Mercado de São Brás.