O estado do Pará tem 42 municípios que estão em situação de emergência devido às fortes chuvas e, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR), a Defesa Civil Nacional disponibilizou, até esta quinta-feira, 4, cerca de R$ 17 milhões para ações de assistência à população atingida e reconstrução de infraestruturas danificadas.
O maior repasse, de R$ 707 mil, é para a cidade de Bom Jesus do Tocantins, no Pará, atingida por fortes chuvas. O recurso será usado na compra de cestas básicas, colchões e kits dormitório, de higiene pessoal e de limpeza.
Os valores destinados a cada município são definidos por critérios técnicos da Defesa Civil Nacional e variam conforme o valor solicitado no plano de trabalho, magnitude do desastre e número de desabrigados e desalojados, entre outros parâmetros.
Saiba quais são os municípios em situação de emergência:
- Acará
- Alenquer
- Aurora do Pará
- Aveiro
- Baião
- Belterra
- Bom Jesus do Tocantins
- Breu Branco
- Bujaru
- Cachoeira do Piriá
- Cametá
- Concórdia do Pará
- Dom Eliseu
- Goianésia do Pará
- Igarapé-Açu
- Ipixuna do Pará
- Irituia
- Itupiranga
- Jacareacanga
- Juruti
- Marabá
- Medicilândia
- Mocajuba
- Mojuí dos Campos
- Monte Alegre
- Nova Ipixuna
- Novo Progresso
- Ourém
- Pacajá
- Placas
- Ponta de Pedras
- Prainha
- Rurópolis
- São Félix do Xingu
- São Geraldo do Araguaia
- São João do Araguaia
- São Miguel do Guamá
- Trairão
- Tucuruí
- Ulianópolis
- Xinguara
- Água Azul do Norte
Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
Com informações do MIDR.