sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Polícia Civil do Pará prende em Mato Grosso envolvidos no golpe ‘zap fake’

Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

A Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), cumpriu em Várzea Grande, no Estado do Mato Grosso (MT), dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão domiciliar, referentes a investigações de crimes de estelionato praticados por meio de perfis falsos no WhatsApp – golpe conhecido como “zap fake”. A Operação Urutau ocorreu na última quarta-feira (17).

A operação foi deflagrada pela Divisão de Combates a Crimes cometidos contra Direitos Individuais (DCDI), e contou com o apoio operacional da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Mato Grosso (DRCI) e Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, ordens judiciais decretadas pela Justiça estadual são resultado do trabalho investigativo das equipes especializadas em crimes cibernéticos.


“Com as prisões efetuadas e apreensões vamos avançar na identificação de outros envolvidos. Também deixamos um alerta para o cidadão que receber mensagem suspeita: tenha cuidado ao responder mensagem de números desconhecidos, que não estejam salvos em seus contatos. Os criminosos se passam por uma pessoa conhecida ou da sua família, e pedem valores via pix. Desconfie de pedidos financeiros pelo WhatsApp. Confirme com seus parentes e amigos antes de realizar qualquer espécie de transferência bancária. Caso seja vítima, procure a unidade policial para registrar o boletim de ocorrência, para que o caso seja investigado”, orientou o delegado-geral.

Durante as diligências foram apreendidos três aparelhos celulares e cartões de crédito dos investigados. Houve também lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por resistência.

Fonte: Agência Pará