Os córregos que cortam o município de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, começaram a receber obras de limpeza e recuperação. O prefeito Dr. Júlio tem acompanhado os serviços, iniciados há quase uma semana, com o principal canal da cidade, o Boa Esperança, que vai de uma extremidade a outra do território municipal. A expectativa é de beneficiar, diretamente, 400 famílias que são as mais afetadas por inundações nos períodos de chuvas mais intensas.
Dr. Júlio explicou que o investimento é de R$ 300 mil para quase quatro meses de obras, usando duas escavadeiras e 12 homens trabalhando. O Boa Esperança não foi o escolhido apenas por ser o maior, mas também porque passa por um dos bairros de maior preocupação da gestão municipal, que é o Liberdade de Morar. É onde estão as famílias em situação mais vulnerável e recebendo a atenção da prefeitura.
“O Boa Esperança corta bairros como Independência, Centro, Aeroporto e o Liberdade de Morar. Historicamente, as famílias que habitam essa área hoje construíram suas casas muito perto do córrego. Os alagamentos eram constantes e era um pedido muito antigo da população que pudéssemos ajudar. Neste momento estamos com esse trabalho que vai chegar, também, a outros bairros de Ourilândia do Norte, que tem outros quatro canais que também vão receber essas obras”, declarou o prefeito.
Além do córrego principal de Ourilândia, o bairro Liberdade de Morar tem uma segunda nascente, que afeta famílias que habitam uma área que antes era pantanosa. Dr. Júlio se sensibiliza com quem escolheu esses locais para morar e garante que soluções serão dadas para devolver segurança e qualidade de vida à população.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Prefeitura Ourilândia do Norte (@pmourilandiadonorte)
As obras consistem na limpeza dos córregos e aprofundamento dos leitos dos canais, para evitar que transbordem nos períodos de chuvas mais intensas. A limpeza é delicada e necessita de trabalho especializado, pois há lançamento de esgotos e degradação ambiental. As secretarias municipais estão acompanhando os serviços, com fiscalização pessoal e presente do prefeito Dr. Júlio.
“Começamos logo, pois nosso período mais chuvoso começa no final de outubro e se arrasta até maio. Paralelamente a isso, estamos seguindo com a nossa operação de recuperação de vicinais e construindo mais uma ponte, de concreto, sobre o córrego Boa Esperança, outra obra na qual estamos investindo cerca de R$ 300 mil para beneficiar a nossa população. Vamos correr por toda a cidade com obras. Contem com Dr. Júlio e Alessandro trabalhando para o povo”, concluiu o prefeito de Ourilândia do Norte.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)